domingo, 21 de julho de 2013

Espelho, espelho meu

Confesso que alguns anos atrás tinha completa aversão a qualquer coisa relacionada a moda ou algo do gênero pensava eu ''que há mais de estúpido do que premiar alguém pelo fato dela ser bonita? Por algo que simplesmente nasceu com ela? E sendo assim não foi preciso nem trabalho nem dedicação pra ser alcançado. Inteligência, honestidade, caráter, essas sim são coisas dignas de serem premiadas''. Na época pensava que o ''trabalho'' de prostituta era mais útil a sociedade do que a de modelo, as primeiras pelo menos traziam satisfação sexual quanto a ser modelo não enxergava qualquer tipo de satisfação que o trabalho delas pudessem proporcionar.


Mas os tempos mudam, aprendemos que nem tudo na vida as coisas são preto no branco, que as coisas são mais complexas do que a principio nos parecem ser e sendo assim o demônio do radicalismo é obrigado a ceder espaço para o anjo da compreensão. Eu não sou nenhum anjo mas aos poucos fui procurando abrir a minha mente para compreender melhor o outro lado da moeda; no caso as modelos.

Aos poucos percebi que ser modelo é fácil apenas na teoria, e que na prática as coisas eram bem diferentes e que se não é necessário esforço pra ser bonito pra ser modelo o é. Exercícios físicos constantes, alimentação balanceada, enfim percebi que pra ser modelo era necessário ter uma disciplina que definitivamente eu não tenho e sendo assim olhar para elas com o ar de superioridade era muito ignorância e estupidez de minha parte.

Falta de beleza na civilização


È de conhecimento geral a enorme pressão que é exercida sobre as modelos quanto ao fato de perder peso, o que alguns casos as leva a ter distúrbios alimentares e psicológicos como a bulimia e a anorexia que podem leva-las a morte, mas o que mais me espanta nisso tudo é o cinismo e a total falta de escrúpulos como esses casos são tratados por algumas agências de modelo, garotas com os corpos raquíticos desfilam livremente pelas passarelas e esses caras agem como isso fosse a coisa mas natural do mundo, Aceitar que modelos desfilem com o corpo debilitado é um ato criminoso! Eles percebem, como qualquer outra pessoa, que as modelos estão doentes mas diferentes das outras pessoas eles PODEM tomar atitudes efetivas contra isso mas NÃO O FAZEM por pura ganância. E a mídia é conivente com tudo isso. Pô! È preciso que alguma modelo morra e assim a noticia trazer ibope para eles alertarem sobre os perigos da obsessão pela perda de peso? Pura hipocrisia. A anorexia é uma doença mas as pessoas que fazem tudo por dinheiro a meu ver estão mais doentes.

Sobre ser modelo na infância


Como em qualquer profissão existem aqueles que já nascem com o dom de exerce-los e outros que o aprendem com o passar dos tempos. Para as garotas que são pobres e vêem as fotos de modelos estampadas nas capas de revista, ser modelo representa um meio de ascensão social, a grande oportunidade de entrar nesse mundo aparentemente perfeito. Para as mais afortunadas que desde a infância demonstram gosto pelo mundo da moda, pode se fazer desfiles apenas por teste, se com o tempo a criança não gostar dessa profissão pode sonhar com inúmeras outras já que pra quem tem boas condições financeiras não faltam oportunidades. Por um bom tempo fui contra os pais permitirem que seus filhos sejam modelos ainda na infância, tinha sempre a ideia de que eram os pais que obrigavam os filhos a participarem de tais coisas, nesses casos específicos continuo sendo contra, os pais forçarem seus filhos a buscarem a fama e a glória é um grande imbecilidade independente da classe social, mas como eu já disse acredito que existem aquelas que nascem com vocação pra ser modelo, aí nesses casos eu sou a favor, como disse acima não acho mais que ser modelo seja uma profissão indigna. Mas dando uma olhada para o mundo da moda se vê ganância e futilidade por todos os lados e pressões esdrúxulas para se conseguir o ''corpo ideal''. Diante de tudo isso a aproximação das modelos com seus pais é fundamental, eles devem ser os conselheiros dos seus filhos, não descuidar de sua educação e lhes impor valores morais sólidos que servirão de antidoto para eles se protegerem do ninho de cobras que é o mundo da moda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário