domingo, 21 de julho de 2013

O dilema de José


José caminhava num lugar deserto, ao avistar uma enorme pedra sentou-se
nela estava tratando de assimilar em sua mente a notícia que havia acabado de receber: seu grande amor, Maria estava grávida mas ainda era virgem! Tinha sido escolhida por Deus para ser a mãe do filho dele ou do próprio Deus essa questão não lhe importava muito. Mas para ele o que aquilo significava?

Do vazio surge uma luz brilhante, aparece um homem de vestes brancas.
José assustado pergunta:
- Quem é você?
- Sou um anjo do Senhor. Ele me enviou para sanar suas dúvidas.
- O que é um anjo? O que você faz?
- Um anjo é um mensageiro do Senhor e ele me enviou para lhe trazer uma mensagem de consolo: Bem-aventurado és tu pois foste escolhido para criar o filho de Deus.
Do vazio surgiu outra luz, desta vez escura e dela surgiu outro ser que parecia ser outro anjo
O anjo fala a José:
- Não dê ouvidos a ele, José. È um mensageiro do Diabo.
O ser soltou uma gargalhada. - Eu demônio? Ès tão deslumbrado com o branco de tuas vestes que qualquer outro ser que use uma cor diferente tu tachas como diabólico?
- Então porque usa vestes pretas?
- Ora! eu uso vestes pretas porque eu gosto da cor. Está me julgando com base na cor da minha roupa? Isso é racismo!
- Se não é um demônio então o que és?
- Boa pergunta no inicio eu fui um anjo depois virei demônio porque o Diabo e eu tínhamos uma coisa em comum: odiávamos Deus! Mas com o tempo surgiram diferenças.
- Que diferenças?
- Bem eu percebi que ele estava gostando cada vez mais dos ridículos seres humanos e caí fora.
- Você caiu fora? Isso não é possível ou você está do lado de Deus ou do Diabo.
- Que historia é essa? Eu não estou do lado de ninguém quero mais é que Deus e o Diabo se matem! Alias os demônios podem se afastar do Diabo a hora que quiserem.
- Impossível! Estás mentindo! Ou serves a Deus ou ao Diabo.
- È o que Deus diz a você? Ele agora inventa essas historinhas pra motivar os seus anjos? È difícil pra mim admitir mas Deus até que tem suas qualidades.
- Se você não serve nem a Deus nem ao Diabo qual o proposito da sua existência?
- Pra você toda criatura tem que escolher entre Deus e o Diabo. Lamento que você tenha uma visão tão estreita. Mas não pense que sou um vagabundo! de dia escrevo poesias e a noite bebo, jogo e faço sexo com mulheres.
- Você pode fazer sexo? - perguntou o anjo embasbacado.
- È claro que sim.
José se levantou da pedra furioso - Odeio que me ignorem! E eu não entendi porra nenhuma do que vocês falaram. Dá pra falarem comigo ou tá difícil?!
Os dois se voltaram pra José envergonhados ao perceberem que tinham esquecido dele.
O demônio falou:
- Desculpe José. Eu estou aqui apenas por tua causa e não para trocar palavras com um arrogante anjo de Deus. Como eu ia dizendo de dia eu escrevo poesia é o que eu estava fazendo aqui por perto, quando escutei as palavras do anjo, fiquei indignado e vim aqui em teu auxílio.
- Não acredite em nada do que ele disser José!
O demônio ficou indignado:
- Pô anjo! Tu fala mais que um fariseu! quer deixar eu falar com o homem por caridade!
Se virou pra José e disse:
- Eu vim aqui pra te impedir que você caia na conversa fiada desse anjo.
José falou espantado - Conversa fiada? o anjo me disse que Deus me escolheu pra cuidar do filho dele.
- Ele fez isso por acreditar que você é tão idiota que vai aceitar essa proposta ridícula.
O anjo ficou furioso:
- Proposta ridícula?! José terá a honra de cuidar do filho de Deus e de ser o marido da imaculada Maria!
Nesse momento o demônio soltou uma enorme gargalhada e então se recompôs e recomeçou a falar com José:
- È o seguinte, José. Vou te mandar a real: Deus comeu Maria e quer que tu aceite a responsabilidade de pai. È costume do teu povo um homem fazer sexo com uma mulher e deixar pra outra pessoa a responsabilidade de criar um filho nascido dessa troca de esperma?
- È claro que não? Como ousa falar assim do meu povo?
Diante dessas palavras o anjo bradou:
- Demônio, Deus não é um homem e nem faz sexo com ninguém pare de blasfemar!
- Então como Maria engravidou? Inseminação artificial?!
- È o seguinte José se esse filho é de Deus porque ele mesmo não toma conta dele? Se você aceitar um bastardo como filho legitimo dará péssimo exemplo aos homens eu não quero que você apedreje Maria como o sem-noção do Moisés propôs mas aceitar um bastardo por amor a Deus? Fala sério né!
O anjo interveio:
- Aceitar criar um filho de outra pessoa é um ato de amor e caridade. Não vou permitir que zombe disso.
José falou:
- Se eu aceitar o que acontecera comigo?
- Vão tirar uma com a tua cara pelo resto da tua vida - disse o demônio.
- Teu nome será exaltado e irás para o belíssimo paraíso ao invés de ir para o tortuoso inferno - disse o anjo.
Os olhos de José brilharam e ele disse:
- È claro! È claro que eu aceito criar o filho de Deus.
O demônio se afastou e pensou ''eu estava certo sobre os seres humanos ou eles são bitolados e acreditam em qualquer bobagem ou trocam sua dignidade por qualquer merda, vou para outro planeta vê se encontro vida inteligente. Porque nesse planeta...''


Um comentário:

  1. Caramba...ainda não sei o que pensar...vou ler mais algumas vezes antes de comentar de novo...

    ResponderExcluir