segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Em Foco: Legião Urbana - Tempo Perdido


A música Tempo Perdido é uma faixa do segundo disco da Legião Urbana lançado em 1986 e é uma música crucial pra se entender as esperanças e medos dos jovens do Brasil daquela época e as esperanças e medos da juventude dessa época também. E é por isso que tentarei entende-la.

''Todos os dias quando acordo não tenho mais o tempo que passou mas tenho muito tempo temos todo o tempo do mundo.''

Penso eu que Renato Russo quis dizer nesse trecho que o tempo perdido não pode ser conseguido de volta mas isso não é motivo pra não acreditarmos no tempo que está por vir. Simboliza a esperança de Renato Russo de um Brasil melhor

''Todos os dias antes de dormir lembro e esqueço como foi o dia sempre em frente não temos tempo a perder nosso suor sagrado é bem mais belo que esse sangue amargo e tão serio e selvagem!''

O suor que foi derramado na luta por um país mais livre não foi derramado em vão a crença num futuro melhor é mais bela do que o rancor pelo que aconteceu no passado, alusão as mortes e torturas da ditadura militar.

''Veja o sol dessa manhã tão cinza a tempestade que chega é da cor dos teus olhos castanhos''

Acredito que a tempestade de olhos castanhos que irá suceder a manhã cinzenta a que Renato Russo se refere é a tempestade das pessoas indo as ruas, naquela época protestando contra a ditadura militar e clamando por eleições diretas, mais uma vez Renato Russo se mostra otimista em relação ao futuro da nação.

''Então me abraça forte e diz mais uma vez que já estamos distantes de tudo temos nosso próprio tempo''

Uma vez Renato Russo disse: ''Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito'' acho que é por isso que ele pede para abraça-lo forte e dizer que já estão distantes de tudo e quando Renato Russo canta ''temos nosso próprio tempo'' acredito que se refere ao fato dele acreditar que todo ser humano tem seu próprio mundo, seu próprio universo, um lugar no nosso interior que, independente do que aconteça ao mundo a nossa volta, nos podemos nos abrigar e ser abrigado, consolar e ser consolado.

''Não tenho medo do escuro mas deixe as luzes acesas agora''

Renato Russo pede que as luzes sejam deixadas acesas imediatamente não por temer a escuridão mas porque muitas luzes precisam ser acendidas no mundo. Luzes de sabedoria, luzes de esperança...

''O que foi escondido é o que se escondeu e o que foi prometido ninguém prometeu nem foi tempo perdido''

Não adianta nos remoermos pelo que aconteceu no passado mas podemos tirar lições das coisas ruins que aconteceram para construir um futuro melhor.

''Somos tão jovens''

Somos eternos aprendizes, para cada coisa que aprendemos existem muitas outras que ignoramos. Seja para amar, seja para aprender ou seja para viver somos e seremos sempre jovens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário