domingo, 3 de novembro de 2013

MEB - Música Elitista Brasileira


P.S: nesse texto quando falo em MPB não estou me referindo a TODOS os artistas da MPB, mesmo  por que tem muita gente da chamada MPB que eu sou fã como Adriana Calcanhotto, Zeca Baleiro, Tiê, Lenine, Maria Bethânia, etc .

O que é Música Popular Brasileira? Será que as músicas de artistas da MPB como Tom Jobim, Chico Buarque, João Gilberto e etc realmente representam o povo brasileiro? Creio que não. Os artistas da MPB representam unicamente a parte branca e elitista de nossa sociedade eles são incapazes de fazer algo popular, vocês podem dizer ''como assim? Garota de Ipanema foi regravada no mundo todo!'' ''tal música da MPB foi um sucesso '' e etc. Em primeiro lugar Garoto de Ipanema realmente fez e faz sucesso no mundo todo mas nesse texto eu não pretendo falar do mundo todo apenas do Brasil e o povo brasileiro escuta essa música e não se enxerga nela e com toda razão, Garota de Ipanema é música pra gringo ouvir, Tom Jobim compôs essa música com os olhos em Ipanema e com a mente na Europa. Quanto ao fato de muitas músicas da MPB terem feito sucesso eu apenas digo que quando você mira no alvo 200 vezes é improvável que você não acerte no alvo algumas vezes.

Até os anos 60 a música popular brasileira era o samba, o que mudou? Nada mudou, os sambistas continuaram sendo tratados como marginais e quando o governo ouviu Tom Jobim e João Gilberto cantarem enxergaram uma ótima oportunidade para separar as pérolas dos porcos e deram aos que eles cantavam o nome de MPB e o fato deles serem, ao contrário dos sambistas, brancos, ricos e não falarem da mazelas do Brasil apenas das coisas bonitas da vida contribui muito pra isso e muito.

Podem chamar Roberto Carlos do que quiserem ''múmia'' ''vendido''...mas o fato é que ele conseguiu fazer facilmente algo que os bastiões da MPB eram incapazes de fazer: músicas de amor. Sim porque a maioria das músicas de amor da tal MPB são absurdamente frias, sem sentimento e sem alma sendo assim de extremo mau gosto, nada é mais contrário ao bom gosto do que a falta de honestidade de um artista e nesse sentido a MPB é inferior até mesmo ao atual funk carioca porque quando um funkeiro canta ''Vamos matar todos os policias!'' eu acredito nele quando João Gilberto, com aquela voz de morto-vivo, canta ''Eu sei que vou te amar'' eu penso: esse cara é tão capaz de amar quanto eu sou de voar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário