domingo, 22 de dezembro de 2013

Os Miseráveis: O progresso de Deus e o progresso dos homens


Acredito que para que possamos compreender uma obra de arte deveríamos, no mínimo, levar em conta as convicções ideológicas de seu autor. Bem, Victor Hugo era cristão e embora Os Miseráveis tenha méritos para ser apreciado por pessoas de qualquer credo trata-se de uma obra sumamente cristã. Victor Hugo tinha fé em duas coisas á época em que escreveu o livro: em Deus e no progresso tendo isso em mente é possível fazer analogias entre Os Miseráveis e o livro de ouro dos cristãos, a Bíblia. Em um trecho do livro Victor Hugo diz:

'' O livro que o leitor, neste momento, tem diante dos olhos é, do principio ao fim, em seu conjunto e em seus detalhes, sejam quais forem as intermitências, as excessões ou falhas, a caminhada do mal para o bem, do injusto para o justo, do falso para verdadeiro, da noite para o dia, do apetite para consciência, da podridão para a vida, da bestialidade para o dever, do inferno para o céu, do nada para Deus''

Os Miseráveis mostra o progresso dos homens, a Bíblia mostra o progresso de Deus e as semelhança entre essas duas obras são maiores do que normalmente se imagina, como tentarei demonstrar. Olhem o Pentateuco e reparem nas caracteristicas de Jeová: ele é rígido, severo e inflexível, agora olhemos os evangelhos do Novo Testamento, observem a atitude de Jesus: ele oferece a a outra face, se deixa martirizar... poderia se dizer que ele é o exato oposto de Jeová se o próprio Jesus não dissesse ''não cuideis que vim destruir a lei e os profetas , não vim ab-rogar, mas cumprir''. Ou seja Jesus é ao mesmo tempo Jeová e aquele que ultrapassa Jeová.

Segundo a doutrina cristã Deus realmente falou com Moisés mas não lhe disse a verdade completa apenas o que os israelitas naquele momento estavam prontos para ouvir. Então Deus se fez homem para anunciar a boa nova. Agora voltemos os olhos a Os Miseráveis, quem são os personagens centrais? Jean Valjean e Javert. Javert é inflexível, se considera puro, perfeito já Jean Valjean se considera um pobre pecador, enfim um miserável. De um lado um homem nobre, honrado mas arrogante do outro lado um homem imperfeito mas humilde. A meu ver Javert representa o Deus do Antigo Testamento e Jean o Deus do Novo Testamento, Jean Valjean não odeia Javert mas é preciso que Javert aceite as limitações de seu pensamento, que ele morra para que Jean Valjean possa cumprir seu destino e alcance a perfeição. Em Os Miseráveis Victor Hugo se espelhou no progresso de Deus para mostrar o progresso dos homens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário